domingo, 14 de setembro de 2014

SOPA (FRIA) DE BETERRABA (DETOX)


SOPA (FRIA) DE BETERRABA

(Receita da dieta detox)



Rende  3 porções
 45 calorias por porção

1 cebola grande
3 beterrabas grandes
2 alhos-poró picados
3 talos de salsão
Caldo  de legumes zero gordura (eu usei 3 saquinho do caldo em pó)
1 folha de louro
1 calice de suco de laranja ( para tirar a acidez)
sal a gosto
1 col. de sopa de azeite ou óleo de coco para refogar

Refogue no azeite ou óleo de coco a cebola, o alho poro e os salsão picado. Acrescente os outros ingredientes menos o sal. Dissolva o caldo antes em um pouquinho de agua. Quando a beterraba estiver cozida, desligue o fogo e deixe esfriar. Retire a folha de louro e bata no liquidificador.
 Leve à geladeira por no mínimo 2 horas antes de servir.
Eu não comi fria, comi quente mesmo e congelei.
OBS. O maior problema aqui é o caldo, embora essa receita seja do cardapio detox, eu colocaria da próxima vez outros temperos ao invés do caldo, como pimentao, cenoura, salsinha, cebolinha, alho.

BETERRABA – PROPRIEDADES E  BENEFICIOS


A beterraba é rica no antioxidante betalaína, responsável por sua cor roxa, que é capaz de promover um verdadeiro detox no corpo. Além disso, a raiz possui uma alta concentração de nitrato, que a torna a melhor amiga da dieta dos atletas, por potencializar o aproveitamento dos nutrientes pelo músculo e fornecer mais energia para a prática de exercícios físicos.
Quando o assunto é saúde, ela não fica atrás: diminui a pressão alta, evita o câncer e diminui as chances de sofrer um AVC. É rica em vitamina A, que auxilia o bom funcionamento da visão; vitaminas do complexo B, essenciais para o sistema imunológico; e vitamina C, que possui ação antioxidante e também atua no sistema imunológico.
Mesmo sendo fonte de açúcar, nem mesmo os diabéticos devem abandonar a beterraba. Isso porque, segundo a nutricionista Cyntia Bassi, a quantidade de fibras a torna saudável. “Por seu teor de glicose, deve ser adaptada dentro de um contexto de uma alimentação saudável, porque é rica em fibras que auxiliam no controle glicêmico” explica a profissional do Hospital e Maternidade São Cristóvão.
Benefícios da sopa

Aliada à cenoura e à laranja, que também são fontes de vitamina C, a sopa se torna uma bomba de saúde e evita sofrer com gripes e resfriados. Mais do que isso, a cenoura é fonte de fibras, potássio e de betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A, que, por sua vez, ajuda a prevenir a cegueira noturna e o câncer. Já a laranja evita a fadiga do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário