segunda-feira, 18 de novembro de 2013

WHEY PORTEIN - O QUE? PARA QUE SERVE? COMO CONSUMIR?





Se você quer conquistar um corpo mais definido, com músculos mais aparentes acrescentar uma proteína na sua dieta é fundamental, pois infelizmente é muito difícil somente com a alimentação o corpo conseguir todos os nutrientes necessários, enfim, uma ajuda é sempre bem vinda. Falaremos sobre as proteínas essa semana e com algumas dicas e esclarecimentos sobre o assunto. Teoricamente todas as pessoas podem tomar Whey mas sempre o mais correto é ter indica orientação especializada de um  profissional da área de nutrição, de preferencia em nutrição esportiva, pois esse profissional esta mais habilitado para incluir na sua dietas suplementos mais específicos para cada um. A dose e a forma de utiliza-lo vai depender de muitas coisas, do seu objetivo, do tipo de treino que faz, peso, altura...enfim... Entao fique atento para não ficar tomando um monte de coisa e que no fim as vezes não esta tendo uma absorção adequada por não saber fazer o uso de forma correta. Lembre-se cada pessoa é diferente uma das outras.





O QUE É?
É o nome comercial da proteína derivada do soro do leite extraído durante o processo de fabricação do queijo. Esse soro do leite é processado para que sejam separadas as proteínas que formam o Whey Protein. De rápida absorção por necessitar de menos tempo e gasto energético do sistema digestório para quebrar as moléculas em partes menores a fim de facilitar a absorção. Possui altas quantidades de aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o nosso organismo não produz, mas que necessita para formar estruturas importantes no ganho de massa muscular.
Antigamente somente atletas de alto desempenho utilizavam esse tipo de suplemento, hoje muitas pessoas que praticam atividade física fazem seu uso que além de melhorar a massa muscular melhora o sistema imunológico e é comprovado cientificamente.

BENEFICIOS VÃO ALEM

O  Whey Protein também tem vários papéis importantes para outros aspectos da sua saúde.
Vários estudos científicos já comprovaram que o Whey Protein pode atuar beneficamente em várias condições de saúde específicas, como câncer, hepatite, HIV, doenças cardiovasculares, obesidade, osteoporose, doenças gastrointestinais e também agindo como antimicrobiano e em outras condições de saúde.

Farei um post sobre esse assunto em breve, isso é muito interessante e importante saber. Aguardem!!!

PARA QUE SERVE?

·      Permite construção de massa muscular mais rápida do que outros suplementos;
·      Melhora o sistema imune;
·      Rico em aminoácidos essenciais;
·      Absorção rápida;
·      Possui alto valor biológico, ou seja, é um suplemento completo de proteínas necessárias ao organismo;
·      Proteínas concentradas, livre de gorduras e com pouco carboidrato;
·      Contribui para a manutenção e crescimento muscular.

TIPOS DE WHEY PROTEIN
Muitas pessoas têm duvida ou não sabem sobre isso. Porque um é muito mais caro do que o outro? Ou o que significa as concentrações e para que servem?

Whey Protein Concentrado

O Whey Protein concentrado é o mais comum e mais barato do mercado. É extraída do soro de leite através de uma filtração mais leve como a microfiltração. Possui uma concentração de proteínas que varia de 35% a 80%  dependendo do fabricante e tem pouca lactose (4% a 8%). A absorção desse Whey é mais lenta se comparado a outros tipos, isso porque ele tem outros componentes além de proteína que atrasam a sua digestão.
Não é indicado para intolerantes à lactose.
Esse tipo de whey é muito indicado para aquelas pessoas mais magras ou que estão com um peso bom e querem e ganhar um pouco de massa muscular, já para quem quer emagrecer esse não é o mais indicado.






 aqui





Whey Protein Isolado

 aqui

Whey isolado é um produto com mais qualidade devido ao seu processo de extração por troca iônica. Ele apresenta até 95% de concentrado de proteínas, tem pouquíssima ou nenhuma gordura e carboidratos, sendo uma opção interessante para quem quer emagrecer. Além disso, sua absorção é superior quando comparado ao Whey concentrado. Devido esses fatores, ele é mais caro. Ele tem menos de 1% de lactose, sendo o mais indicado para os portadores de intolerância à lactose. Possui todas as vitaminas e mineras do leite, além de todos aminoácidos essenciais, não essenciais e condicionalmente essenciais. Sua digestão é considerada ótima.


Esse sim para quem não quer engordar e quer aumentar a massa muscular ou esta de dieta.

Whey Protein Hidrolisado


Outro Whey de qualidade e um pouco mais caro do que os outros. É extraído através de um processo chamado hidrólise enzimática. Isso faz com que ele tenha mais proteínas alcançando a concentração de até 92%. Sua Absorção é o melhor de todos os Whey, pois seu processo de extração deixa a proteína em cadeias menores ainda, tornando-o praticamente digerido. É um tipo de proteína que tem menores possibilidades de causar reações alérgicas. Pode conter traços de gordura, carboidratos, gordura e minerais. Necessita de muitos litros de leite para ser confeccionado.

COMO CONSUMIR

Sempre o ideal é ter um acompanhamento com um profissional da nutrição.
A dose diária recomendada geralmente vem descrita na embalagem do produto, mas não serve para todo mundo. Isto é, a dose necessária varia de acordo seus objetivos e tipo de organismo. Se o seu objetivo é ganho de massa  magra o que é sugerido é de 2gr a 3gr por quilo de peso diariamente, ou seja, se você pesa 70 kg deve-se ingerir de 140gr a 210 gr de proteínas por dia. Mas se você tem como objetivo melhorar o desempenho em esportes de nível mais elevado a dose será de 1,5gr a 2gr por quilo de peso diariamente.
Normalmente se toma 1 ou duas doses por dia mas dividida na sua dose diária total, ou seja se você pesa 60 quilos sua dose diária seria de 120g se calcular 2g por kilo de peso, então se  você vai tomar duas doses seria de 60g cada, isso para exemplificar.
O horário mais indicado é imediatamente logo após do seu treino. Vale ressaltar, que é interessante alimentar-se cerca de 1 hora após tomar o seu Whey, pois assim aumenta mais a disponibilidade de nutrientes necessários às células musculares e tomando 1 hora depois não prejudica a absorção do Whey.
Whey com leite ou com água?
A resposta varia de acordo suas necessidades. Se você quer uma absorção mais rápida eu sugiro que tome com água, pois assim o seu estômago não perde tempo e nem energia digerindo os outros componentes do leite como gorduras e carboidratos e vai direto no Whey. Mas por outro lado, tomando com o leite aumenta a quantidade de proteínas ingeridas, só que a absorção é mais lenta.


Whey Protein Engorda ou Emagrece?
Se você usar de maneira adequada, isso é tomar nos horários certos, a dose correta e praticar exercícios é pouco provável que você ganhe gordura com ele. Pelo contrário, ele é um bom inibidor de apetite e controla a glicemia. Isso quer dizer que ele também é ótimo para quem quer emagrecer com saúde, ganhado massa magra e perdendo gordura.

Fonte - João Vitor é criador e administrador do Blog Vida e Saúde
            - Juliana Pansardi - Nutricionista Esportista

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