segunda-feira, 26 de agosto de 2013

REVOLUÇÃO DOS MUSCULOS 
Os exercícios intensos e de curta duração que estão virando moda.





Como havia comentado na minha fanpage, sobre a reportagem de capa da revista VEJA da semana passada sobre os exercícios de alta intensidade,  segue aqui alguns comentários e explicações.

Muito se tem falado sobre os exercícios de alta intensidade e pouca duração, conhecido como HIIT sigla do inglês que é HIGH INTENSITY INTERVAL TRAINING, ou seja, exercícios de alta intensidade intervalado.

Eu já trabalho com esse tipo de exercícios há alguns anos, embora não seja novidade, pois esse tipo de treinamento era e é utilizado por muitas modalidades esportivas como estratégia de treinamento para o aumento do desempenho do atleta.

O que acontece é que esses treinos estão mais elaborados e completos, pois no ‘HIIT’ você além de exercitar o sistema cardiorrespiratório exercita também os músculos. Então você acaba realizando um treino, curto com alto gasto calórico, com um incremento no seu condicionamento aeróbio e aumentando sua força, equilíbrio, e por consequência definição muscular. O que é ótimo né, mas tudo que é moda e aparece na mídia deve-se ter muito cuidado.

Bom sobre a reportagem saiu também  a um tempo atrás no jornal “A folha de São Paulo” onde os entusiastas do  “HIIT” -  Brett Klika e Chris Jordan que criaram o conhecido a “Revolução dos 7 minutos”, onde é  falado também dos benefícios e prejuízos desses tipo de treino, enfim de qualquer maneira em primeiro lugar o 7 minutos não são exatamente 7 minutos, pois se você somar os 30” de cada exercício mais os 10” do descanso no total daria 8 minutos e ainda assim o que se diz é que você deve repeti-los por 2, 3 ou 4 vezes que na verdade um treino desses repetidos 4 vezes daria 32 minutos. E temos que pensar que num treino de intensidade mais alta seria necessário um aquecimento prévio, certo?

Deveria.

Mas enfim não que eu ache esse tipo de treino ruim, mas como fazer e quem fazer seriam meus questionamentos. Na revista eles falaram muito sobre os benefícios do equipamento kettebell, também sobre os treinos curtos aeróbios, enfim misturou-se muita coisa, os treinos de HIIT eles podem ou não utilizar equipamentos:
  • ·       Sem equipamentos (só com o próprio peso do corpo)
  • ·       Halteres
  • ·       Medicineball
  • ·       Barras
  • ·       Trx (treinamentos suspenso)
  • ·       Entre outros....

Eles também podem ter características aeróbias ou neuromusculares, enfim existem muitas maneira de realizar esse tipo de treinamento.

O mais importante é sempre ter uma orientação especializada, um professor(a) de Educação Fisica  de preferencia.

Na sequencia falarei mais sobre esse tipo de treino abordando mais os seus benefícios.

Espero que tenham gostado e aproveitado as informações.

Se tiverem duvidas me enviem perguntas.


Beijos e ótima semana!





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