terça-feira, 27 de agosto de 2013

REVOLUÇÃO DOS MÚSCULOS PARTE 2 - (HIIT)

REVOLUÇÃO DOS MUSCULOS 




Continuando o assunto, ‘Hiit’, ou treinamento de alta intensidade, venho agora questionar:

– QUEM  PODE E/OU ESTA PREPARADA? 

O treino pode ser excelente mas também muito lesivo se não houver orientação adequada de um profissional habilitado.

Um dos maiores benefícios deste treino é que ele provoca um aumento da atividade do metabolismo corporal pós exercício chamado EPOC  (excess post excersise oxygen consumption) , ou seja, aumento do consumo de oxigênio pós exercício. O corpo leva um certo tempo para voltar ao normal então você continua a consumir calorias por mais algum tempo após ter interrompido o exercício. Beneficio  para quem quer perder peso.

Há também evidencias cientificamente comprovadas de que esse tipo de treino é muito eficiente para perda de peso.

Em 2001 na universidade do Tennesse mostrou que pessoas que seguiram o programa hiit por 8 semana perderam em media 2% da gordura corporal e os que fizeram o treino normal não perderam quase nada.

Estudo Australiano mostrou que mulheres que fizeram o hiit 20 min. (8 segundos correndo e 12 segundos caminhando) perderam 6x mais gordura do que as mulheres que ficaram 40 min. em esteira em exercício moderado (60%).

Exemplos rápidos sem muito aprofundamento, se você quiser saber mais sobre os estudos, entre em contato comigo e ai passarei mais informações. 

Aqui  meu objetivo é alertar e informar dos benefícios e risco desse programa.

Mas lembrem-se 
  Muita Calma nessa hora!!!

 Você precisa ter um mínimo de condicionamento físico tanto a nível cardiovascular como muscular.

Iniciar  com intensidades mais baixas e exercícios mais simples e com o tempo aumentar o tempo e acrescentar exercícios mais complexos e também cargas se houver disponíveis.

Segue fotos de alguns de meus alunos que já praticam esse tipo de treinamento, mas veja bem, como estratégia e/ou períodos de treinos, com ou sem equipamentos.






                            
Como vocês podem ver qualquer pessoa teoricamente pode fazer esse tipo de treino, com a própria carga corporal ou com algum tipo de acessório, como barras, TRX (treinamento suspenso), entre outros, mas com orientação adequada e individualizada para cada pessoa, o respeitando sempre o principio da individualidade biológica, que é para nós educadores físicos princípios básicos para qualquer treinamento.

Colocarei alguns exemplo desse tipo de aula para vocês começarem a entender. 

Aqui no blog já tem uma matéria sobre isso clique aqui e veja.
http://www.rotrabucco.com.br/2013/04/ola-amigos-hoje-vou-mostrar-um.html

Espero que tenham gostado.

Beijos!!!!
















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